"Não basta dizer que se é consciente de algo; é-se, também, consciente de algo como sendo algo"



segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

..:: Mais do que o instante, quero seu fluxo ::..



O presente é o instante em que a roda do automóvel em alta velocidade toca minimamente no chão. E a parte da roda que ainda não tocou, tocará em um imediato que absorve o instante presente e torna-o passado. 

Mais que um instante, quero seu fluxo. Nova era, esta minha, e ela me anuncia para já. Tenho coragem? Por enquanto estou tendo. Venho do longe - de uma pesada ancestralidade. Eu, que venho da dor de viver. E não a quero mais. Quero a vibração do alegre. Mas quero também a inconsequência. Liberdade? É o meu último refúgio, forcei-me à liberdade e aguento-a não como um dom, mas com heroísmo: sou heroicamente livre. E quero o fluxo.

Estou à salvo? Enxugo a testa molhada. Ergo-me devagar, tento dar os primeiros passos de uma convalescença fraca. Estou conseguindo me equilibrar.


Não, isto tudo não acontece em fatos reais, mas sim no domínio de - de uma arte? Sim, de um artifício por meio do qual surge uma realidade delicadíssima que passa a existir em mim: a transfiguração me aconteceu.

Trecho e adaptação de "Água viva" - Clarice Lispector.

Nenhum comentário:

Postar um comentário